em breve O DUELO !

em breve

O DUELO
de Tchekov

direção Georgette Fadel

mundana companhia


link para Pais e Filhos
http://paisefilhosteatro.com/
conheça o processo de montagem

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OS IDIOTAS transfusão Dostoiévski Tchekhov

Russo Adolf Shapiro encena Tchecov com atores brasileiros
A GAIVOTA TIO VÂNIA O JARDIM DAS CEREJEIRAS AS TRÊS IRMÃS


Montagem propõe diálogo entre dramaturgo e método Stanislavski

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O diretor Adolf Shapiro, um dos maiores nomes do teatro russo contemporâneo, não lembra quantas vezes encenou Anton Tchecov. Sabe que "O Jardim das Cerejeiras" já ganhou quatro versões suas. E que Tchecov é inesgotável.
Que mal há então em revisitar, mais uma vez, a obra do russo que mudou o curso da dramaturgia ocidental? A convite da Funarte, Shapiro preparou um exercício cênico com atores brasileiros (os mesmos do espetáculo "O Idiota", de Cibele Forjaz) a ser encenado a partir de amanhã na sede da instituição.
Como base do trabalho, Shapiro usa quatro atos de quatro peças diferentes de Tchecov: "A Gaivota", "Tio Vânia", "O Jardim das Cerejeiras" e "As Três Irmãs". As cenas se intercalam com um objetivo primeiro, de destilar o trabalho dos intérpretes pelo método Stanislavski, pilar do teatro contemporâneo.
Stanislavski foi conterrâneo e contemporâneo de Tchecov. Com ele nasceu a ideia do diretor de teatro, conta Shapiro. Até hoje, são poucas, senão inexistentes, as escolas de interpretação que não tomam por base o método por ele criado.
A opção de intercalar trechos desnuda outra questão. Tchecov criou um estilo de dramaturgia que Shapiro chama de "centrípeta". As histórias paralelas e as personagens secundárias exercem uma força motriz sobre o núcleo da peça.
É o contrário de "Hamlet", para citar a dramaturgia clássica. Na obra de Shakespeare, diz Shapiro, a força parte sempre do centro em direção à margem.
"Essa arquitetura é a mesma nas quatro peças", diz o diretor, explicando uma possível sensação de continuidade ao articular atos de textos diferentes.

(texto retirado do blog http://franciscoripo.blogspot.com/2010/09/tchecov.html / visitem!)





De 17 de setembro a 10 de novembro, a Funarte inaugura ocupação de dois meses no seu Complexo Cultural em São Paulo com espetáculos de teatro, exposição, workshops e debates dedicados ao 150º aniversário do nascimento do autor russo.











TCHECOV4 - UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA
ONDE Funarte (al. Nothman, 1.058, tel. 3822-5671)
De seg. a qua., às 20h30. De 20/9 a 29/9 e de 18/10 a 10/11
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/09/funarte-inaugura-ocupacao-cultural-de-dois-meses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Total de visitas