O IDIOTA – UMA NOVELA TEATRAL,
A PARTIR DA OBRA DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI
Com realização da mundana companhia e direção de Cibele Forjaz, a
montagem ocupará várias dependências da Oficina Cultural Oswald de
Andrade fazendo dezoito récitas entre fevereiro e março de 2012.
Entre os dias 11 de fevereiro e 19 de março de 2012, a Oficina Cultural Oswald de Andrade será palco de uma verdadeira maratona teatral, com o espetáculo O Idiota – Uma Novela Teatral.
Baseada na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a montagem será apresentada em dezoito récitas de seis horas e meia de duração cada uma, incluindo-se nesse tempo os dois intervalos,o primeiro de trinta minutos e o segundo de vinte minutos. A direção do espetáculo é de Cibele Forjaz e a adaptação do romance para o teatro é de Aury Porto com a colaboração de Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e de Cibele Forjaz.
Os cinqüenta capítulos da obra original deste que é um dos mais geniais escritores de nosso tempo foram resumidos em doze capítulos na adaptação, e divididos em três partes.
Para comemorar os vinte e cinco anos da Oficina Cultural Oswald de Andrade – um modelo de ensino artístico fora dos moldes acadêmicos, por onde passaram inúmeros artistas das mais novas gerações, dentre os quais vários artistas que compõem a equipe de O Idiota – Uma Novela Teatral, esta encenação fará uma ocupação de grande parte do seu edifício.
Esta será a terceira e derradeira temporada de O Idiota – Uma Novela Teatral na cidade de São Paulo. A primeira aconteceu entre março e maio de 2010 e a segunda entre janeiro e abril de 2011.
Além de São Paulo, este espetáculo foi apresentado nas seguintes cidades:
- Santos, no MIRADA – Festival Ibero-Americano do SESC, em setembro de 2010;
- Fortaleza, no Teatro José de Alencar, em novembro de 2010;
- Rio de Janeiro, no Espaço Tom Jobim, em julho de 2011;
- Bruxelas, no Festival de Artes EUROPALIA, em dezembro de 2011.
O Idiota – Uma Novela Teatral recebeu as seguintes indicações e prêmios desde sua estréia:
-Prêmio Especial da APCA-2010 pela realização do projeto;
-Um dos três finalistas do prêmio BRAVO de teatro 2010;
-Indicação melhor elenco no prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2010;
-Indicação de melhor espaço não convencional no prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2010;
-Indicações prêmio Shell de teatro 2011 para: cenário, figurino, iluminação e direção;
-Indicações prêmio “Questão de Crítica” da cidade do Rio de Janeiro em 2011: iluminação,
figurino, direção, ator, atriz, adaptação e elenco.
SINOPSE DO ESPETÁCULO
O príncipe Míchkin está de volta a São Petersburgo depois de um período na Suíça, onde estivera se tratando de epilepsia. Ao chegar a São Petersburgo, ele pretende procurar por Lisavieta, uma parenta distante com quem deseja travar conhecimento. Apesar de príncipe, Míchkin é pobre e, ao viajar num vagão de terceira classe do trem da rota Petersbugo-Varsóvia, ele conhece Ragôjan, um novo-rico que acaba de ganhar uma vultuosa herança do pai, com a qual pretende arrebatar Nastássia Filípovna, mulher fatal, primeiro afilhada e depois amante de Tôtski, um milionário
petersburguense. Arma-se aí um dos pilares de “O Idiota”. Ragôjan, protótipo do homem
rude, é apaixonado por Nastássia, que, por sua vez, fica fascinada pela santidade de Míchkin, também “medusado” pela figura da concubina santa. A partir da segunda parte da peça temos Míchkin enredado em outro triângulo amoroso. Agora, em um dos vértices do triângulo está Aglaia,a filha de sua parenta Lisavieta, que fica fascinada com a possibilidade de Míchkin vir a ser o amante revolucionário com o qual ela tanto sonha. Nesse triângulo, Nastássia e Aglaia disputam o coração de Míchkin. Outros personagens envolvidos diretamente nesses triângulos tornam o enredo dessa história bem mais complexo, para além do simples jogo amoroso. No olho do furacão está Míchkin, que tem como falha trágica compadecer-se de todas as personagens à sua volta.
HISTÓRICO DA COMPANHIA
Desde o ano 2000, inspirados pela militância política dos artistas de teatro da cidade de São Paulo junto ao movimento “Arte contra a Barbárie”, Aury Porto e Luah Guimarãez desejavam criar um núcleo artístico formado essencialmente por atores-produtores. Almejavam formar uma companhia teatral na qual, a cada projeto, idealizado e produzido necessariamente por um ou mais atores, um diretor, com afinidades afetivas e estéticas com os participantes da companhia, seria convidado a integrar-se a esta. O mesmo ocorreria com os profissionais das outras áreas, como cenografia, figurino, música, luz, e até mesmo com outros atores. A cada projeto, a companhia teria um novo corpo forjado na idéia de continuidade na transitoriedade.
Com o pensamento voltado para a idéia da impermanência, característica fundamental à arte teatral, é que foi gestada a mundana companhia.
Essa companhia de encontros conscientemente transitórios recebe o adjetivo antes do substantivo e tem seu nome integralmente grafado com letras minúsculas.
Esboçou-se assim um projeto de frátria em dissonância com a supremacia do ideário de pátria tão caro à maioria das sociedades do século XX. Essas mudanças nas relações internas deverão necessariamente refletir-se nas relações com os espectadores e, obviamente, nos temas a serem investigados a cada novo projeto.
Apesar de elaborado desde a virada do século, o primeiro trabalho deste núcleo artístico só veio a realizar-se alguns anos depois.
A Queda (2007)
A Queda, primeiro espetáculo criado pela mundana companhia, foi adaptado e dirigido por Aury
Porto, a partir do romance homônimo de Albert Camus.
Das Cinzas (2009)
Das Cinzas foi encenada por um curto espaço de tempo a Funarte-SP, entre a finalização da dramaturgia e início dos ensaios de O Idiota – Uma novela teatral.
Com texto de Samuel Beckett, a mundana companhia revisitou um trabalho teatral anteriormente realizado por Aury Porto, em parceria com a atriz e dançarina francesa radicada no Brasil até sua morte, Renée Gumiel.
O Idiota – uma novela teatral (2010)
O Idiota - uma novela teatral, com direção de Cibele Forjaz vem sendo apresentada desde sua
estréia em março de 2010.
Essa peça foi apresentada em duas temporadas na cidade de São Paulo (2010 e 2011); na cidade do Rio de Janeiro (julho de 2011); no Teatro José de Alencar em Fortaleza (novembro de 2010); no MIRADA – Festival Ibero-americano do SESC em Santos (setembro de 2011); no Festival EUROPALIA em Bruxelas (dezembro de 2011).
Tchekhov 4 - Uma Experiência Cênica (2010)
Pela primeira vez o diretor russo Adolf Shapiro dirigiu um trabalho com atores brasileiros. Com este projeto, a mundana companhia continuou a explorar o universo da literatura russa.
Tchekhov 4 – Uma Experiência Cênica foi apresentado por ocasião das comemorações do
centenário de morte de Anton Tchekhov. Era composto de quatro atos de quatro diferentes peças
do referido autor. Primeiro Ato de “A Gaivota”, Segundo Ato de “Tio Vânia”, Terceiro Ato de “O Jardim das Cerejeiras” e Quarto Ato de “As Três Irmãs”.
Em 2012, a mundana companhia, com atores, diretores e equipes de criação diferentes,
estreará duas novas encenações: uma adaptação do romance “Pais e Filhos”, de Ivan Turguêniev e uma trans-criação da vida e obra do poeta brasileiro Torquato Neto.
FICHA TÉCNICA
Autor: Fiódor Dostoievski
Tradução: Paulo Bezerra
Roteiro Adaptado: Aury Porto
Colaboração dramatúrgica: Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz
Direção: Cibele Forjaz
Assistente de Direção: Ivan Andrade
Elenco: Aury Porto, Beatriz Morelli, Fredy Allan, Luah Guimarãez, Luís Mármora, Otávio Ortega,
Sergio Siviero, Silvio Restiffe, Sylvia Prado e Vanderlei Bernardino
Direção musical /Trilha sonora / Música ao vivo: Otávio Ortega
Operação de Som /Música ao Vivo: Ivan Garro
Cenografia: Laura Vinci
Assistente de Cenografia: Tatiana Tatit
Assistente de Objetos: Marília Teixeira
Contra-Regras: Dani Colazante e Jamile Valente
Figurinos: Joana Porto
Assistente de Figurino: Bia Rivato
Luz: Alessandra Domingues
Assistente e Operação de Luz: Luana Gouveia
Direção de Movimento: Lu Favoreto
Direção Vocal e Interpretativa: Lucia Gayotto
Arte gráfica: Simone Mina
Consultoria Teórica: Elena Vássina
Direção de Produção: Marlene Salgado
Realização e Produção: mundana companhia
SERVIÇO
Dias das Apresentações
Sábados, Domingos e Segundas às 18:00
De 11 de fevereiro a 19 de março de 2012
Duração do espetáculo
6 horas e meia com dois intervalos (o primeiro intervalo de 30 minutos e o segundo de 20 minutos)
Valor do Ingresso
GRÁTIS
Os ingressos da semana serão distribuídos na Oficina Cultural Oswald de Andrade às sextas-feiras
a partir das 18h30.
Número de espectadores
80 espectadores por apresentação
Recomendação Etária
A partir de 14 anos
OBS.
A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE possui acesso para pessoas com deficiência.
Lindo! Parabéns "Idiotas" e obrigado por esse presente em forma de espetáculo de teatro. Vou assistir pela terceira vez como se fosse a primeira.
ResponderExcluirVinicius Massucato
Uma boa dica a quem pretende ir ver a peça na Oficina Oswald: não vá!
ResponderExcluirFui tentar retirar os ingressos para a peça hj e, sabendo que a procura era grande cheguei as 16h30... Após mais de duas horas de espera fui avisado que os ingressos haviam se esgotado! E o mais engraçado: foi passada uma lista = cujo intuito ÓBVIO era de acalmar as 100 pessoas que estavam lá...
Não poderia evitar o lugar comum: o publico feito de idiota.
Nossa cara, vc chegou as 16:30 e ainda ficou esse tempo todo pra n consequir o ingresso?? Que sacanagem... Estou querendo ver a peça, porém eu já saiba que será o último dia pra pegar os ingressos, portanto, acredito que eu tbm n irei consequir! Mas se são no total 80 lugares e são 3 dias de peça, eles distribuem 240 ingressos, é isso ??E msm assim vc n consequiu ? To vendo que terei que chegar por volta das 13hs, pra tentar alguma coisa!!
ExcluirEh Vitor... talvez nesta sexta a fila seja ainda maior, bom chegar antes mesmo... O problema que postei não é relacionado a peça em si, mas a "outra", aquela pregada com que estava lá. A maior parte da fila ficou sem ingresso. A Oficina Oswald foi desorganizada permitiu um acumulo de pessoas MUITO MAIOR que os ingressos disponíveis e agiu com desídia com que estava sentado no chão.
ResponderExcluirObs. 240 ingressos na teoria: destes vc exclua os amigos, os amigos dos amigos, etc. (destinados as pessoas q não aparecem); além do que, como cada um pega 2, não mais que 60 pessoas conseguiram ingresso!
Nossa Gabriel, realmente é mta gente, liguei para o teatro para saber que hrs eu teria que chegar pra consequir garantir o ingresso, me disseram pra chegar lá ao meio dia... Acabei por consequir 2 ingressos, o problema é que eu vou sozinho e está sobrando este outro, se ainda tiver interesse de ir e quiser, me da um toque! Peguei pra 19/03 segunda-feira. Abraço
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