O primeiro volume dos cadernos de pesquisa kinoruss, Tarkovskianas, traz a entrevista “Para encenar Dostoiévski”, com a mundana companhia, realizada por Alvaro Machado e Neide Jallageas e concedida por Luah Guimarães, Aury Porto, Lúcia Romano e Luís Mármora, em fevereido de 2011, sobre a adaptação do romance O Idiota, de Dostoiévski.
Na entrevista, os dramaturgos e os atores discorrem sobre o processo de adaptação e afinidades encontradas entre a Rússia do século XIX e o Brasil atual. Além disso, as Tarkovskianas estabelecem um diálogo entre o teatro e o cinema, ao revelar ao leitor as intenções de Serguei Eisenstein (1898-1948) que formulou exercícios de criações cinematográficas com adaptações de núcleos de O Idiota e, posteriormente, do cineasta Andriêi Tarkóvski (1932-1986), um grande admirador de Dostoiévski, que, embora não tenha realizadoo seu projeto de adaptação d’O Idiota realizado, pode-se encontrarecos de personagens desse romance em seus dois últimos filmes: o “louco” Domenico, em Nostalgia (1983), e o ator Aleksander, em O Sacrifício (1985).
Para conferir a entrevista “Para encenar Dostoiévski” na íntegra acesse:
www.kinoruss.com.br
Aproveite e confira as últimas apresentações da peça O Idiota – Uma novela teatral, a partir da obra de Fiódor Dostoiévski.
Até o dia 19 de março de 2012, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo O Idiota – Uma Novela Teatral, da mundana companhia. Esta nova temporada, que teve início no dia 12 de fevereiro, com a direção de Cibele Forjaz, já se apresentou em várias cidades do Brasil e recebeu diversas indicações e prêmios desde sua estreia. Em dezembro de 2011, a mundana companhia se apresentou em Bruxelas, no Festival de Artes EUROPALIA. Atualmente a companhia trabalha para estrear a temporada de Pais e Filhos, baseada no romance de Ivan Turguêniev, sendo preparada pelo diretor russo de teatro Adolf Shapiro.
Para aqueles que gostam de cinema e suas relações com as artes, falaremos um pouco mais sobre as Tarkovskianas. Criados para contribuir e incitar os interessados por cinema – pesquisadores, estudiosos e cinéfilos por opção – os cadernos de pesquisa kinoruss são realizados pelo Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI [GP E.XXI], o qual compõe-se de jovens pesquisadores que atuam junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa do DLO/FFLCH/USP. O primeiro volume traz reflexões e discussões sobre a filmografia do diretor Andriêi Tarkóvski. Os textos dialogam com filmes como A infância de Ivan e Solaris, além de nos revelar possíveis intersecções entre a obra tarkovskiana e outras faces artísticas em meio a trabalhos e entrevistas traduzidas diretamente do russo para esse projeto. Os cadernos, que possuem uma periodicidade semestral, já preparam o seu próximo volume. Este apresentará artigos, ensaios e projetos artísticos em torno de alguns filmes de Aleksandr Sókurov e sua publicação está prevista para junho deste ano (2012).
cadernos de pesquisa kinoruss
Site www.kinoruss.com.br
Contato kinoruss.home@gmail.com
O Idiota – Uma Novela Teatral
Local Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Tres Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Fones: 011 32215558 / 011 32214704
Lotação 80 espectadores por apresentação
Duração 6 horas e meia, com 2 intervalos (o 1º de 30 minutos e o 2º de 20 minutos)
Recomendação A partir de 14 anos
Acesso a deficientes
Entrada franca – Os ingressos da semana serão distribuídos na Oficina Cultural Oswald de Andrade às sextas-feiras a partir das 18h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário